Eventos

SAERGS na Estrada debate habitação popular e cidades democráticas em Pelotas

Getting your Trinity Audio player ready...
Praça Coronel Pedro Osório. Foto: Diário da Manhã

Cresce nas cidades brasileiras o debate sobre o direito das famílias de baixa renda de acessarem serviços de Arquitetura e Urbanismo gratuitamente. Completando dez anos em 2018, a Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) será tema de debate em Pelotas. O município receberá a segunda edição do ano do SAERGS na Estrada, promovido pelo Sindicato de Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS). O evento, patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), ocorrerá dia 08 de maio, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAU/UFPEL) a partir das 18h. A entrada é franca mediante inscrição por e-mail (saergs@saergs.org.br).

O objetivo, explica Maria Teresa Peres de Souza, presidente do SAERGS, é reunir arquitetos e urbanistas e a sociedade para debater a formação das cidades do futuro, com conceitos mais democráticos e inclusivos. “Pelotas, assim como outras cidades do Rio Grande do Sul, precisa debater e pensar a Arquitetura e Urbanismo como uma ferramenta de redução da pobreza e das diferenças sociais, e nós, os profissionais dessa área, precisamos atuar como agentes de qualidade de vida e de saúde pública”, ressaltou.

Paola Maia, do escritório AH! Arquitetura Humana. Foto: Rodrigo Quinteros Gruner

Na programação do evento, destaque para apresentação que será feita pela equipe do escritório AH! Arquitetura Humana com o título “ATHIS – Oportunidades e Desafios”. A arquiteta e urbanista Karla Moroso, integrante da equipe do AH!, destaca que promover justiça nas cidades é um dever dos profissionais, previsto no Código de Ética do CAU/BR. “O direito à moradia tem que ser construído com políticas públicas”, afirma.

Segundo Karla, as universidades possuem um papel importante na formação de arquitetos e urbanistas para trabalhar com habitação social. Infelizmente, “os cursos formam o profissional só para um campo de trabalho: o da construção civil”, disse, referindo-se à elitização na própria formação dos profissionais. Uma visão que precisa mudar, ressalta a presidente do SAERGS. Fugir desse estereótipo de mercado que imprime uma imagem elitizada à Arquitetura e Urbanismo é um processo constante e necessário para a sociedade gaúcha e brasileira. “Prestar assistência técnica às famílias de baixa renda é mais do que um trabalho, é consciência política”, afirma.

Durante o SAERGS na Estrada em Pelotas, evento que terá perfil de debate acadêmico, técnico e político na atuação profissional, também serão apresentadas as questões que perpassam o novo movimento sindical, em seu reposicionamento como organização e importância para a categoria profissional.

Anota aí!

  • Dia: 08/05/2018
  • Horário: das 18h às 21h
  • Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas – FAU/UFPEL (Rua Benjamin Constant, 1359)
  • Inscrições: saergs@saergs.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Caminhada da Perda percorre Centro Histórico de Porto Alegre e reflete sobre Patrimônio

Noite da Arquitetura e Urbanismo 2024: Uma Celebração de Conquistas e Talentos no RS

Caminhada da Perda celebra o Dia do Arquiteto com programação voltada à valorização do Patrimônio Cultural

Pular para o conteúdo